Aprendizagem significativa

uma experiência prática da educação básica na cidade de Reggio Emilia

Autores

  • Ana Rosa do Carmo Sana

Palavras-chave:

Educação básica, Reggio Emília, Aprendizagem significativa

Resumo

A educação nas últimas décadas tem passado por grandes transformações, entre elas, o nível de conhecimento dos professores e a qualidade do ensino ofertado a alunos da educação básica. Este cenário desafiador exige do profissional da educação uma nova forma de atuação pautada em métodos inovadores de abordagem para o dia a dia da sala de aula. Tais transformações requerem, sobretudo, a quebra de paradigmas e busca de novos conceitos e metodologias de ensino que dê significado e sentido à aprendizagem. O desafio do docente na contemporaneidade é usar práticas inovadoras que contemplem novos métodos, currículo e crenças e que contribua e desenvolva a criança do ponto de vista pessoal e social. A pesquisa se justifica pelo fato de que atualmente a educação é considerada “mercadoria”, onde tal situação provoca inquietações que levam alguns profissionais da educação a adotarem novas posturas de comportamento. Tal inquietação motivou-me a conhecer a educação básica e as práticas pedagógicas na cidade de Reggio Emília – Itália, lugar conhecido como o “berço da educação”. O objetivo deste artigo é abordar a atuação do docente como mediador na relação ensino-aprendizagem, bem como mostrar as possibilidades de uma aprendizagem significativa que contribuam efetivamente com o aprendizado do aluno. O propósito desta discussão é enfatizar a importância de métodos inovadores aplicados ao ensino e em especial nas ações do professor na educação básica. Para a realização da pesquisa utilizou-se de investigação pautada na experiência e relato de pesquisadores da área e ainda na experiência adquirida durante visita em escolas da cidade de Reggio Emília na Itália. Os resultados apresentados podem servir de motivação e inspiração para o professor da educação básica que deseja mudanças em sua forma de atuação em sala de aula. Os resultados esperados deste artigo é motivar professores da educação básica a proporcionar ambiente inovador pautado em metodologias inovadoras que proporcione aprendizagem efetiva no dia a dia da sala de aula.

Referências

ABDALLA, M. F. B. O senso prático de ser e estar na profissão. São Paulo: Cortez, 2006.

BRANDÃO, C. R. A educação como cultura. Campinas: Mercado das Letras, 2002.

FAVA. R. Educação para o século XXI: a era do indivíduo digital. São Paulo: Saraiva, 2016.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

_______, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

FORQUIN, J. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1993.

FORQUIN, J. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria & Educação, v.5, p.28-49. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1844359/mod_resource/content/1/T2%20%20Forquin_saberes_escolares.pdf

IANNI, O. Teorias da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

_________ A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2012.

MOREIRA, M. A. Ensino e aprendizagem significativa. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

OLIVEIRA, L. C; JUNIOR J. B.B. Tecnologia e metodologia: como interligá-las? Cad. Ed. Tec. Soc., Inhumas. v.9, n.1, p. 95-106, 2016.

ROCKWELL, E. De huellas, bardas y veredas: una historia cotidiana de la escuela. In: ROCKWEL, Elsie (coord). La escuela cotidiana. 2. impr. México, Fondo de Cultura Económica, 1997. Disponível em: http://www.nppd.ufpr.br/nppd/wp-content/themes/nppd/arquivos/de-huellasbardas-y-veredas-una-historia-cotidiana-de-la-escuela.pdf

SEBASTIANI, Márcia Teixeira. Fundamentos Teóricos e metodológicos da Educação Infantil. Curitiba: IESDE, 2009.

VASCONCELOS. C. S. Indisciplina e disciplina escolar: fundamentos para o trabalho docente. São Paulo: Cortez, 2009.

Downloads

Publicado

2021-07-16

Como Citar

Sana, A. R. do C. . (2021). Aprendizagem significativa: uma experiência prática da educação básica na cidade de Reggio Emilia. Revista Tecnológica Da UniFatec-PR, 11(1). Recuperado de https://chamadosfatecpr.com.br/revista/index.php/fatec/article/view/kci1