Utilidade do feedback no meio empresarial

Autores

  • Andrey Escobar Bacharelado em Ciências Contábeis
  • Brian Siqueira de Souza Bacharelado em Psicologia
  • Cleber Leandro Martins Bacharelado em Administração
  • David Castanho de Souza Bacharelado em Administração
  • Itacir Julio Aparecido Masseneiro Bacharelado em Psicologia
  • Leticia Bertol Leite Bacharelado em Administração
  • Leticia Godoi Bacharelado em Psicologia
  • Matheus T. Cardoso
  • Victoria Mesquita de Macedo Bacharelado em Psicologia
  • Pablo Cuñado Centro Universitário de Tecnologia de Curitiba - Unifatec

Palavras-chave:

Profissional, Feedback, Gestão

Resumo

Explorar a ideia de feedback, sua importância e utilidade por meio de analise bibliográfica das obras estudadas, pode-se observar que o feedback é uma ferramenta de tremenda importância no desenvolvimento e gerenciamento de grandes e pequenas empresas. Como antes visto e analisado, essa importância se encontra tanto na construção de uma relação forte entre os gestores e funcionários e, na análise e retorno aos funcionários referentes aos resultados e expectativas para o futuro desta, gerando uma possível melhora, podendo ser na convivência entre os indivíduos que fazem parte desta empresa e também em seu desempenho. É exposto também que o feedback aplicado necessita de planejamento e preparo para que o resultado seja positivo e absorvido por quem ouve, uma vez que, após ser absorvido pelo funcionário o feedback gera uma melhora significativa no rendimento e na convivência da empresa.

Referências

BISPO, Patrícia. Feedback: um processo que aproxima líder e liderado. 2010. Disponível em: http://momentogestao.blogspot.com/. Acesso em: 28 jun. 2020.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

HALVORSON, Heidi G. A arte dar feedback. Coleção Harvard: um guia acima da média. Rio de Janeiro: Sextante, 2019.

TURCI, Renan H. Feedback: a importância desta técnica na rotina empresarial. v. 1, n. 1. Revista Interativa, FIRB Editora. São Paulo, 2013.

NOVAES, Antonio Galvão. Logística e Gerenciamento de Cadeia e Distribuição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

SIMÕES, Vera Alexandra da Costa. Estudo do feedback pedagógico em instrutores de ginástica localizada com diferentes níveis de experiência profissional. UTAD, 2008.

VASCONCELOS, Vanessa L. Feedback e sua contribuição para o desenvolvimento profissional. V. 16, n. 33. Revista Cientifico. São Paulo, 2016.

WAGNER, John A; JOHN, Hollenbeck A. Comportamento Organizacional. São Paulo: Saraiva, 2006.

Downloads

Publicado

2022-05-13

Como Citar

Escobar, A. ., Souza, B. S. de, Martins, C. L., Souza, D. C. de ., Masseneiro, I. J. A., Leite, L. B., Godoi, L. ., Cardoso, M. T., Macedo , V. M. de ., & Cuñado, P. . (2022). Utilidade do feedback no meio empresarial. Revista Tecnológica Da UniFatec-PR, 12(1). Recuperado de https://chamadosfatecpr.com.br/revista/index.php/fatec/article/view/64