Escola de pedra em um universo de nuvens
desafio para a educação na era digital
Palavras-chave:
Escola, Sociedade, Educação, Era digitalResumo
A sociedade na qual vivemos hoje pertence à era digital, indiscutivelmente. A internet revolucionou o universo em termos de comunicação e organização em todos os níveis, nas esferas pública e particular. Procedimentos e comportamentos que se ajustavam às dinâmicas de, digamos, três décadas atrás, hoje se esvaem na multiplicidade dos canais de comunicação que geraram diferentes habitus linguísticos. Essa enorme diversidade linguística propiciou, por sua vez, uma diversidade cultural sem precedentes, de alcance global. Não há mais como se comunicar como antes e isso parece óbvio para o mundo todo. Está óbvio para a escola também?
Referências
GIROUX, H. (2006) Theories of Reproduction and Resistance in the New Sociology of Education in The Giroux Reader. London: Paradigm Publishers, p. . 03-45.
KALANTIZIS, M.; COPE, B. (2012) The Purposes of Literacies in Literacies. New York, Port Melbourne: Cambridge University Press, p. 42-60.
LANKSHEAR, C. e KNOBEL, M. (2011) The “New Literacies Studies” and the Study of “New” Literacies In: Literacies: Social, Cultural and Historical Perspectives. New York: Peter Lang Publishers, p. 184-209.
LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. (2003) Atoms and Bits: Literacy and the Challenge of Mindsets. In: New Literacies. Berkshire, U.K.: Open University Press, p. 50-78.
LUKE, C. (2000) Cyber-Schooling and Technological Change In: Multiliteracies. London ans New York: Routledge, p. 69-91.
MONTE MÓR, W. (2013) The Development of Agency in a New Literacies Proposal for Teacher Education in Brazil in E. S. Junqueira e M. E. K. Buzato (orgs.) New Literacies, New Agencies? A Brazilian Perspective on Mindsets, Digital Practices and Tools for Social Action in and Out of School. Nova York: Peter Lang Publishers, p126-146.
MONTE MÓR, W. (2012) Linguagem Tecnológica e Educação: Em busca de práticas para uma formação crítica in I. Signorini e R. S. Fiad (orgs.) Ensino de Lingua: das reformas, das inquietações e dos desafios. Belo Horizonte: Editora UFMG, p. 171-190.
THE NEW LONDON GROUP (1996) A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Cambridge: Harvard Educational Review. Volume 6, Number 1, p. 01-31.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Tecnológica da Fatec-PR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
LICENÇA: Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).