Análise curricular de cursos de pedagogia e a utilização de metodologias ativas de aprendizagem na formação de professores
Palavras-chave:
Formação de Professores, Metodologias Ativas, CurrículoResumo
A partir da leitura de cenário do Ensino Superior e a formação docente, este trabalho tem o objetivo de analisar os currículos dos Cursos de Pedagogia de Universidades da cidade de Curitiba, sobre a presença e utilização de Metodologias Ativas de Aprendizagem. Diante de tendências educacionais que emergem das transformações e produções culturais, cada vez mais há oportunidade da escolha de instituições, especialmente na área privada, dentro da diversidade do direcionamento do perfil que deseja ser alcançado nesta formação inicial. Portanto, a presença de Metodologias Ativas da Aprendizagem são estratégias didáticas que vão além da prática pedagógica individual do docente, mesmo sendo uma possibilidade que passa pela autonomia do profissional do Ensino Superior em sala de aula na concretização de sua ementa, porém, se estiver presente na grade curricular do curso expressará a intencionalidade na perspectiva formativa destas práticas e, se estiver no currículo e não for coerente na prática pedagógica, tornar-se-á causa de desencanto e desmotivação dos discentes que buscam tais práticas. Tal análise curricular perpassou a metodologia de pesquisa qualitativa documental, contemplando as seguintes etapas: delimitação do tema; levantamento bibliográfico sobre Metodologias Ativas de Aprendizagem; análise de currículo de Curso de Pedagogia três instituições da cidade de Curitiba e considerações acerca na presença/ausência de metodologias inovadoras/ativas nestes currículos.
Referências
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
IMBERNÓN, Francisco. Inovar o ensino e a aprendizagem na universidade. São Paulo: Cortez, 2012.
LÜDKE M. e ANDRÉ, M. E. D. A pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MOREIRA, A. F. B. Currículo, cultura e formação de professores. Educar em Revista, n. 17, p. 39-52. Curitiba: UFPR. 2001. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2066. Acesso em: 27 abr. 2019.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2007.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
LICENÇA: Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).