BNCC e o autismo na educação infantil

Autores

  • Adriana Satiko Mariana Miyabukuro
  • Daiane Floriano da Silva
  • Janaine Lopes de Souza
  • Thielle de Souza Cit
  • Priscila Aline Cardoso

Palavras-chave:

Inclusão Escolar, Autismo, BNCC

Resumo

O trabalho foi realizado com o objetivo de pesquisar se os direitos das crianças com autismo são respeitados na prática. A importância da realização da pesquisa decorre do fato de que pode apoiar familiares, os pais, os alunos e toda rede de ensino para melhor atender as necessidades e adaptações que precisam ser feitas. Os resultados mostram que a inclusão escolar está longe de se concretizar em práticas curriculares e não atendem as reais necessidades do aluno autista.  Foi realizado segundo uma metodologia de desenvolvimento que envolveu: seleção e o estudo da bibliografia; assim, apresenta uma introdução, a revisão bibliográfica, a metodologia e o desenvolvimento e os resultados observados e por fim as conclusões a que se chegaram.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República, Brasília/DF, 1988. BRASIL.

BRASIL/SEB/MEC. Base Nacional Comum Curricular. 2º ver. Na. SEB/MEC: Brasília, 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/bncc2versao. Revista.pdf. Acesso em: 20 abr 2020.

Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Cartilha: Direitos das Pessoas com Autismo. São Paulo, 1º edição, março de 2011. Disponível em: https://www.revistaautismo.com.br/CartilhaDireitos.pdf. Acesso em: 20 abr 2020.

ELER, Guilherme. O quebra cabeça do autismo. Super Interessante. São Paulo, Edição 410, p.24-35. Dez 2020.

FERREIRA, H. Especial PPSUS: Pesquisa colabora com grupos internacionais para o estudo do Transtorno do Espectro Autista. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás-FAPEG.Goiás.16 novembro. 2017. Disponível em: http://www.fapeg.go.gov.br/pesquisa-do-ppsus-colabora-com-grupos-internacionais-para-o-estudo-do-tea/.Acesso em: 02 jun 2020.

GIL, Antonio Carlos. Como elabora projetos de pesquisa. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GRANDIN, Temple; PANEK, Richard. O Cérebro Autista Pensando Através do Espectro. 10. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2020.

JUNIOR, F, P.O que é autismo? Revista Autismo. 2020. Disponível em: https://www.revistaautismo.com.br/o-que-e-autismo/. Acesso em :20 abr 2020.

JÚNIOR, W.C. É possível identificar o Autismo Infantil antes dos 2 anos de idade. Revista Autismo, São Paulo, ano I, n 0, p.11-13, setembro de 2010. Disponível em: https:/revistaautismo0.pdf. Acesso em: 02 jun 2020.

MAGNUS, A.P. M: American Psychiatric Association. Manual Diagnóstico e estatístico de Transtornos Mentais 5ªedição (DSM-5). Porto Alegre: Artmed, 2014. Disponível em: https://Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf.Acesso em: 20 abr 2020.

MEIRELLES, Elisa. Inclusão de autista, um direito que agora é lei. Nova Escola. 01 jan.2013. Disponível em: https:// novaescola.org.br/ ealiza /57/ ealiza o-inclusao-autismo. Acesso em: 24 mar 2020.

MERCADO, E.L. O; FUMES, N.L. F (s. d), Artigo.10º Encontro internacional de formação de professores. Base Nacional Comum Curricular e a Educação Especial no Contexto da inclusão Escolar. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/BNCC. Acesso em: 20 abril. 2020.

RIBEIRO, S. ABA uma intervenção comportamental eficaz em casos de autismo. Revista Autismo, São Paulo, ano I, n 0, p.14-17, setembro de 2010. Disponível em: https:/revistaautismo0.pdf. Acesso em: 20 abr 2020.

SCHWARTZMAN, J, S. Autismo e outros transtornos do espectro autista. Revista Autismo. Ano I – n 0, p.6-7. Setembro de 2010. Disponível em: HTTPS:/revistaautismo0.pdf. Acesso em: 20 abr 2020.

WINKEL, S.A. Inclusão de estudantes autistas. Revista Nova Escola. 01 de dezembro/2014. Disponível em https://novaescola.org.br/ ealiza /3439/a-inclusao-de-estudantes-autistas. Acesso em: 20 abr 2020.

Downloads

Publicado

2021-07-16

Como Citar

Miyabukuro, A. S. M. ., Silva, D. F. da ., Souza, J. L. de ., Cit, T. de S. ., & Cardoso, P. A. . (2021). BNCC e o autismo na educação infantil. Revista Tecnológica Da UniFatec-PR, 2(Edição Especial). Recuperado de https://chamadosfatecpr.com.br/revista/index.php/fatec/article/view/41