A importância do apoio psicopedagógico emocional no ensino superior no curso de pedagogia da Faculdade de Tecnologia de Curitiba - FATECPR

Autores

  • Veridiana Barbosa
  • Priscila Aline Cardoso

Palavras-chave:

Gestão Acadêmica, Ensino Emocional, Suporte Psicopedagógico

Resumo

O presente trabalho pretende com seus objetivos mostrar a importância do apoio psicopedagógico e emocional nas instituições de ensino superior, em uma análise bibliográfica, e através de uma pesquisa de campo realizada na instituição FATEC PR, pela visão dos alunos matriculados no curso de Pedagogia da instituição. Através de uma pequena amostra do curso, a pesquisa demonstra qual a opinião dos alunos sobre as dificuldades encontradas no Ensino Superior, relacionando com a vida pessoal, e todas as questões que precisam ser dadas conta. O questionário ainda investiga o perfil dos alunos e quais as possíveis ligações com suas necessidades, quais as suas opiniões sobre o suporte da faculdade e seu conhecimento sobre ele. O estudo demonstrou que ainda existem falhas, de todo o corpo responsável pela formação desses alunos, sendo relatados descasos relacionados ao suporte que a instituição presta e uma falta de conhecimento por parte dos alunos, desse serviço que se torna essencial na vida do acadêmico, considerando suas necessidades e dificuldades durante o período de formação universitária.

Referências

ANDRIOLA, Wagner Bandeira; ANDRIOLA, Cristiany Gomes. Avaliação da qualidade educacional da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Rio de Janeiro, v. 17, n. 62, p. 153-168, Mar. 2009.

BISINOTO, Cynthia; MARINHO-ARAÚJO, Claisy Maria. Psicologia Escolar na Educação Superior: Atuação no Distrito Federal. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 16, n. 1, p. 111-122, jan./mar. 2011

BLANCHET, Ana Claudia. Psicopedagogia e suas contribuições para o Ensino Superior. In: IX Encontro Nacional sobre Atendimento Escolar Hospitalar – ENAEH; III Seminário Internacional de Representações Socias – Educação, SIRSSE; V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente SPID –CÁTEDRA UNESCO), 3., - EDUCERE, 26 – 29. out. 2015. p. 30143 – 30155.

DALLAGNOL, Claudia. Emoções, educação superior e processo de ensino e de aprendizagem: uma análise dos enunciados de estudantes de um campus universitário do interior do Paraná. 2018. 146p. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Área de concentração: Sociedade, Estado e Educação, Linha de Pesquisa: Formação de professores e processos de ensino e de aprendizagem, Universidade Estadual do Oeste do Paraná –UNIOESTE, Cascavel, 2018.

FAGUNDES, Tereza Cristina Pereira Carvalho. Mulher e Pedagogia: um vínculo re-significado. 58p. Salvador: Helvetica, 2005.

FARIA, Paula Amaral. Psicopedagogia e ensino superior: o múltiplo e as possibilidades de aprender e ensinar. Construção Psicopedagógica, São Paulo-SP, 2010, Vol. 18, n.16, pg. 79-93.

FILHO, Armando Terribli; NERY, Ana Clara Bortoleto. Ensino Superior Noturno no Brasil: história, atores e políticas. RBPAE – v.25, n.1, p. 61-81, jan./abr. 2009.

JARDIM, Nayara Macedo de Lima, M.Sc., Universidade Federal de Viçosa, agosto de 2017. Docentes universitários: ações pedagógicas diante dos novos sujeitos da aprendizagem. Minas Gerais, 2017.

JUNGES, Patrícia. O trabalho de conclusão de curso pela voz dos egressos. 2018. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós Graduação em Educação. Área de concentração: Sociedade, Estado e Educação, Linha de pesquisa Formação de Professores e processos de ensino e aprendizagem, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Cascavel, 2018.

MONTEIRO, Ivanilde Alves; GATI, Hajnalka Halasz. A Mulher na História da Educação Brasileira: Entraves e Avanços de uma Época. In: Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, 9., 2012, João Pessoa: Anais Eletrônicos. João Pessoa, 2012. p. 3069 – 3094.

NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins; PEREIRA, Flávia Goulart. O gosto e as condições de sua realização: a escolha por pedagogia entre estudantes com perfil social e escolar mais elevado. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 15-38, dez. 2010.

PEREIRA, Anabela, et. al. Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais Como Estratégia de Apoio à Transição no Ensino Superior. International Journal of Developmental and Educational Psychology, v. 2, n. 1, p. 419-426,2008.

PEREIRA, Anabela et. al. Sucesso e Desenvolvimento Psicológico no Ensino Superior: Estratégias de Intervenção. Análise Psicológica. v. 24, n. 1, p. 51-59, 2012.

OLIVEIRA, Camila Alberto Vicente de. O que os estudantes universitários pensam sobre seus professores? Um estudo sobre os professores dos cursos de licenciatura do Campus de Jataí da Universidade Federal de Goiás. 2013. 161f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

SARTOR, Jussane. Estágio Obrigatório no Curso de Pedagogia: Um Estudo Exploratório a Partir da Percepção dos Licenciados. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Área de concentração Educação, Linha de Pesquisa Cultura, Memória e Teorias em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso –UFMT, Cuiabá, 2013.

SIQUEIRA, Áurea E. Om Sprieigo; HOLZMANN, Caio Soares; AMISSAMORIM, Clovis Antonio de, MOSER, Ana Maria. Avaliação do Nível de Stress em Acadêmicos Dos Cursos De Ciências Sociais e Pedagogia do Turno Noturno de Uma Instituição Privada. In: Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE, 4., 2017; Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SPID –CÁTEDRA UNESCO), 6., – EDUCERE, 2017. P. 17452 – 17464.

TEIXEIRA, Francimar Martins. Alfabetização científica: questões para reflexão. Ciênc. Educ. (Bauru), Bauru, v. 19, n. 4, p. 795-809, 2013.

WITTER, Geraldina Porto. Trabalho em equipe. Psicol. Esc. Educ. Campinas, v. 2, n. 2, p. 187-189, 1998.

CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA ESCOLA. Top 10: Conheça quais são os cursos com mais vagas de estágio! CIEE, 2019. Disponível em: <https://portal.ciee.org.br/institucional/top-10-conheca-quais-sao-os-cursos-com-mais-vagas-de-estagio/>. Acesso em: 29 mar 2019.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística de Educação Superior 2018. Brasília: Inep, 2019. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 27 mar 2019.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Perguntas Frequentes Sobre a Educação Superior. MEC. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu-secretaria-de-educacao-superior/perguntas-frequentes#formacao_necessaria_aos_docentes> Acesso em 30 mar 2019.

Downloads

Publicado

2021-07-16

Como Citar

Barbosa, V. ., & Cardoso, P. A. . (2021). A importância do apoio psicopedagógico emocional no ensino superior no curso de pedagogia da Faculdade de Tecnologia de Curitiba - FATECPR. Revista Tecnológica Da UniFatec-PR, 1(Edição Especial). Recuperado de https://chamadosfatecpr.com.br/revista/index.php/fatec/article/view/38