A presença de psicólogos na rede escolar de Curitiba

Autores

  • Carolina Ferreira Rodrigues Chagas
  • Hellen Cristina de Lima
  • Hellen Cristina De Oliveira Penha
  • Laila Izabella Rodrigues
  • Jhuly Keizi Fernandes
  • Luisa Dalla Costa

Palavras-chave:

Psicologia escolar, Educação, Crianças

Resumo

De acordo com vários estudos e pesquisas comportamentais, é reconhecido o fato de que várias crianças apresentam problemas psicológicos no âmbito escolar. Porem na maioria das vezes este problema não é encarado com a devida seriedade, pois muitos responsáveis optam por não procurar um tratamento e acompanhamento necessário para essas crianças, o que pode até mesmo afetar o comportamento e desenvolvimento da criança. Isso por sua vez acaba dificultando o trabalho de professores, pedagogos e outros profissionais da educação que por não terem o conhecimento e experiência suficiente acabam não tomando as decisões mais corretas nestas situações. Este trabalho tem como por objetivo explorar o ponto de vista de pais, e profissionais na área da educação a fim de saber suas opiniões a respeito da introdução dum psicólogo no âmbito escolar e seu impacto no mesmo, para isto foi realizado uma pesquisa bibliográfica de carácter qualitativa, pareada com entrevistas estruturadas.

Referências

BRASIL. PL 3688/2000. José Carlos Elias (PTB/ES). Dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2019/08/PL-3688-2000.pdf.Acesso em: 30 maio 2019.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Aprovado na Câmara o PL sobre serviços de Psicologia na educação básica, 2019. Disponivel em:

https://site.cfp.org.br/aprovado-na-camara-o-pl-sobre-servicos-de-psicologia-na-educacao-basica/?fbclid=IwAR1tXAAlcSlY3-wPjnlmg9rdkhpSCjXupzuBSNiXmOlaQTBJ1onserHjJl4. Acesso em: 29 maio 2019

JUSBRASIL. Proposta estabelece presença obrigatória de psicólogo em escola pública, Senado, 2019. Disponivel em:

https://senado.jusbrasil.com.br/noticias/633940974/proposta-estabelece-presenca-obrigatoria-de-psicologo-em-escola-publica. Acesso em: 25 maio 2019.

FREIRE, A. N. F; AIRES, J. S. A contribuição da psicologia escolar na prevenção e no enfrentamento do Bullying. Psicol. Esc. Educ. vol.16 n.1, jan./June 2012. Disponivel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572012000100006. Acesso em: 25 maio 2019

BOGDAM, R. C., BIKLEN, S. K., BRITTEN, N., DENZIN, N. K., LINCOLN, Y. S. Método Qualitative.

Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=ptBR&as_sdt=0%2C5&q=m%C3%A9todo+qualitativo&oq=m%C3%A9todo+#d=gs_qabs&u=%23p%3Dwy9kUPLcreUJ Acesso em: 28 maio 2019.

LÜDKE, M. & ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa Exploratória. Disponivel em:

https://scholar.google.com.br/scholar?hl=ptBR&as_sdt=0%2C5&q=pesquisa+exploratoria+&btnG=#d=gs_qabs&u=%23p%3DuZNXsEBLgOEJ Acesso em: 28 maio 2019.

PATTO, M. H. S. Introdução à psicologia escolar. 3. ed. São Paulo. Casa do Psicólogo 1997.

DIAS, E. T. Dal Mas; AZEVEDO, L. P. L. Psicologia escolar e educacional. São Paulo: Paco Editorial, 2015.

BALBINO, V. Do C. R. Psicologia e psicologia escolar no Brasil. São Paulo: Summus Editorial 2008.

Downloads

Publicado

2021-07-16

Como Citar

Chagas, C. F. R. ., Lima, H. C. de ., Penha, H. C. D. O. ., Rodrigues, L. I. ., Fernandes, J. K. ., & Costa, L. D. . (2021). A presença de psicólogos na rede escolar de Curitiba. Revista Tecnológica Da UniFatec-PR, 11(1). Recuperado de https://chamadosfatecpr.com.br/revista/index.php/fatec/article/view/34