A importância da sala de recursos multifuncionais através do olhar docente na rede municipal de Curitiba

Autores

  • Bruna G. Cenedeze
  • Greicy K. Braga de Oliveira
  • Maria C. Mezzomo Schmitz
  • Aline Chalus Vernick Carissimi

Palavras-chave:

Educação Especial, Sala de Recursos Multifuncionais, Atendimento Educacional Especializado

Resumo

A pesquisa apresenta um estudo sobre as salas de recursos multifuncionais, o trabalho desenvolvido pelos professores que atuam com estudantes público-alvo da educação especial, matriculados na rede municipal de educação, na cidade de Curitiba/PR. O Atendimento Educacional Especializado está diretamente ligado à articulação com profissionais da classe comum, nota-se um apoio pedagógico de ambas as partes e uma problemática na relação teórica e prática profissional.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica. Brasília, SEESP/MEC, 2008.

BRASIL, LEI N° 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, V.134, N. 248, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27834-27841.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica/ Secretaria de Educação Especial – MEC/SEESP, 2001.

BRASIL. Manual de orientação: programa de implantação de salas de recursos multifuncionais. Brasília: MEC/SEESP. 2010

BRASIL: MEC/CNE/CEB. Resolução Nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf>. Acesso em: 29 de abril de 2020

BORGES, Horaides Defant de Souza; ALMEIDA, Lirane Elize Defante Ferreto de. Formação para professores da educação especial: uma experiência no programa de desenvolvimento educacional no paraná. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2013. Curitiba: SEED/PR., 2016. V.1. (Cadernos PDE). Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde

/2013/2013_unioeste_edespecial_artigo_horaides_defant_de_souza_borges.pdf >. Acesso em: 07 de maio de 2020. ISBN 978-85-8015-076-6.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér; ROPOLI, Edilene Aparecida; SANTOS, Maria Terezinha da Consolação Teixeira dos; MACHADO, Rosângela. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. A escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial, 2010. 51p.

MANZINI, E. J. Política de educação especial: considerações sobre público-alvo, formação de professores e financiamento. Revista online de Política e Gestão Educacional, v. 22, n. esp. 2, p. 810-824. Araraquara, 2018.

MIRANDA, Elba Neri Moreira de. Sala de recurso multifuncional: visão de professores inseridos na rede pública de Curitiba e região metropolitana. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios da Comunicação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014.

PARANÁ. Deliberação n°02/2016. Dispõe sobre as Normas para a Modalidade Educação Especial no Sistema Estadual de Ensino do Paraná. CURITIBA: CEE, 2016.

PARANÁ: SEED/SUED. Instrução n.° 016/2011. Estabelece critérios para o atendimento educacional especializado em SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL TIPO I, na Educação Básica – área da deficiência intelectual, deficiência física neuromotora, transtornos globais do desenvolvimento e transtornos funcionais específicos. Disponível em:<http://www.dvzleonardodavinci.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/10/720/455/ar quivos/File/Instrucao_016_SRM_ed_basica.pdf>. Acesso em: 15 de maio de 2020.

POKER, R. B.; et al. Plano de desenvolvimento individual para o atendimento educacional especializado. Cultura Acadêmica/Oficina Universitária: Marília, 2013.

REZENDE, Odineia Aparecida Soares. Percepções sobre educação inclusiva e atendimento educacional especializado apresentadas pelos alunos do curso de formação de docentes. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2016. Curitiba: SEED/PR., 2018. V.1. (Cadernos PDE). Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pd e/2016/2016_artigo_edespecial_unicentro_odineiaaparecidadiassoares.pdf>. Acesso em 20 de maio de 2020. ISBN 978-85-8015-093-3

Downloads

Publicado

2021-07-16

Como Citar

Cenedeze, B. G. ., Oliveira, G. K. B. de ., Schmitz, M. C. M. ., & Carissimi, A. C. V. . (2021). A importância da sala de recursos multifuncionais através do olhar docente na rede municipal de Curitiba. Revista Tecnológica Da UniFatec-PR, 3(Edição Especial). Recuperado de https://chamadosfatecpr.com.br/revista/index.php/fatec/article/view/33