A evasão escolar no Ensino médio noturno
Palavras-chave:
Evasão escolar, Ensino médio, Rede públicaResumo
O trabalho foi realizado com o objetivo de investigar e analisar a Evasão Escolar no Ensino Médio noturno da rede pública de Curitiba. Foi realizado segundo uma metodologia de desenvolvimento que envolveu: a) abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica; b) análise documental; c) estudo de um caso real prático; d) análise comparativa entre a teoria e a prática utilizada no caso de estudo; e) conclusões a que se chegaram. Desta forma, apresenta uma introdução, a revisão bibliográfica, a metodologia e o desenvolvimento e os resultados observados e por fim as conclusões a que se chegaram. Neste contexto, o presente estudo procurou-se investigar e analisar a Evasão Escolar no Ensino Médio noturno da rede pública de Curitiba. Este estudo tencionou: Posicionar o Ensino Médio e as Diretrizes Nacionais na educação brasileira; Apresentar revisão da legislação e diretrizes sobre ensino médio no Brasil; Descrever a juventude brasileira na atualidade; Compreender as diversas frentes que desencadeiam a evasão escolar no Ensino Médio noturno; e por último, analisar a partir de estudo de caso os fatores e dados de evasão em uma escola de Curitiba, fazendo uma avaliação crítica sobre as consequências que tais ações causam na vida dos estudantes. Para este fim e como recurso complementar, foi utilizada uma abordagem qualitativa, pesquisa exploratória, estudo de caso e análise de documentos, mediante a uma entrevista com uma pedagoga responsável pelo período, para entender sobre as consequências que tais processos causam na vida dos estudantes
Referências
AMPARO, Deise Matos do et al. A escola e as perspectivas educacionais de jovens em situação de risco. Psicologia Escolar e Educacional, v. 12, n. 1, p. 69-88, 2008.
BRAGA, Lucilia Margareth Gadens. Ensino médio noturno: cenário de evasão e de exclusão. Sd Acesso em, v. 1, p. 1921-8, 2009.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), 1996. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Último acesso 16/05/2020.
CARVALHO, M. E. P. Family-school relations: how enhanced parental participation in schooling reinforces social inequality and undermines family autonomy. Michigan, 1997. Tese (dout.) Dep. Teacher Education, Michigan State University.
FREIRE, P. Considerações em torno do ato crítico de estudar. In: FREIRE, P. Ação Cultural para a Liberdade e outros escritos. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. p. 9-12.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Sinopses Estatísticas da Educação Básica, 2019. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica>. Último acesso em 30/04/2020.
MENDES, Marcelo Simões. Da inclusão à evasão escolar: o papel da motivação no ensino médio. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 30, n. 2, p. 261-265, 2013.
MORETTO, Vasco Pedro. Planejamento: Planejando a educação para o desenvolvimento de competências. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
RIFFEL, S. M.; MALACARNE, V. Evasão escolar no ensino médio: o caso do Colégio Estadual Santo Agostinho no município de Palotina, PR, 2010.
ROCHA, Luciane da. Evasão escolar no ensino médio noturno. 2010.
SEED em números. Consulta escola, 2019. Disponível em
<http://www.consultaescolas.pr.gov.br/consultaescolasjava/pages/paginas/ideb/ideb.j sf?windowId=31f> Último acesso em 16/05/2020.
SERRÃO, Margarida. BALEEIRO, Maria Clarice. Aprendendo a ser e conviver. São Paulo: FTD, 1999
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
LICENÇA: Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).