O uso de serious games na reabilitação de portadores de déficits motores

Autores

  • Luana Elisa de Lima Ribeiro de Souza
  • Paola Klosinski
  • Osmar Junior
  • Marianne Sumie Kawano

Palavras-chave:

Realidade Virtual, Fisioterapia, Déficits motores

Resumo

Atualmente, o constante avanço tecnológico possibilitou uma melhora significativa no campo dos tratamentos fisioterápicos. Tratamentos que fazem uso de exercícios com movimentos extremamente repetitivos e extensos, podem tornar-se mais dinâmicos e interativos, com o uso de ferramentas contendo VR, prática esta, que combina objetos reais e virtuais em um ambiente real, abrangendo todos os sentidos do ser humano. Aliado à este recurso, insere-se o conceito dos Serious Games (jogos sérios), uma prática, que consiste no desenvolvimento de jogos, que possuem uma interface baseada em situações lúdicas, que visam proporcionar uma experiência de aprendizado mais prático e dinâmico. Os Serious Games, quando aplicados diretamente à fisioterapia de pacientes portadores de déficits motores, possibilitam maior imersão do mesmo ao processo fisioterápico, além de atuar como um fator motivacional considerável.

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Publicado

2021-07-13

Como Citar

de Lima Ribeiro de Souza, L. E. ., Klosinski, P. ., Junior, O. ., & Sumie Kawano, M. . (2021). O uso de serious games na reabilitação de portadores de déficits motores. Revista Tecnológica Da UniFatec-PR, 10(1). Recuperado de https://chamadosfatecpr.com.br/revista/index.php/fatec/article/view/29