O lúdico na educação infantil
Palavras-chave:
Aprendizagem, Construtivismo, Sócio interacionismoResumo
Este projeto apresenta relatos e discussões por meio de uma pesquisa realizada com profissionais graduados na área da educação tendo como principal finalidade apontar a eficácia do lúdico na educação infantil como um método de aprendizagem. A partir de pesquisas bibliográficas conceituar o que é o lúdico, descrevendo a teoria construtivista e sócio interacionista com relação aos dados coletados. A formação de professores sendo de extrema importância, pois influencia o profissional em sua prática docente e consequentemente afeta o processo de ensino- aprendizagem. Portanto é necessário conhecer as metodologias que estão em evidência, visto que as mesmas estão em constantes mudanças o que contribui para o desenvolvimento do indivíduo no qual está em um processo contínuo de transformações. A educação infantil sendo a primeira etapa da educação básica com o objetivo do desenvolvimento integral da criança é perceptível o uso do lúdico como um recurso na educação, pois as brincadeiras, jogos e interações são partes da concepção de infância fazendo com que a criança se transforme em um sujeito ativo em sua aprendizagem tornando-a significativa.
Referências
ANDRADE, C. J. Vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar: o brincar na creche. In: OLIVEIRA, Z. M. R. (org.). Educação infantil: muitos olhares. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
ANTUNES, Celso. O jogo e o brinquedo na escola. IN: SANTOS, Santa Marli Pires dos (Org). Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. Petrópolis-RJ: Vozes, 2000.
BECKER, Fernando. O que é o construtivismo? Ideias. n. 20. São Paulo: FDE, 1994. p. 87-93.
BEZERRA, Maria Rozilea da Silva. O lúdico na educação infantil: realidade e possibilidades da CEI Antônio Braulino – Turma Infantil V. 2014. 42 f. UIILAB. 2014. Disponível em: <http://repositorio.unilab.edu.br/jspui/bitstream/123456789/188/1/Maria%20Rozilea%20da%20Silva%20Bezerra.pdf> Acesso em: 05 mai 2019.
BRASIL. Lei 12.796 de 04 de abril de 2013. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm. Acesso em: 27 maio 2019
DALLABONA, Sandra Regina; MENDES, Sueli Maria Schmitt. O lúdico na educação infantil: jogar, brincar, uma forma de educar. Revista de divulgação técnico-científica do ICPG, v. 1, n. 4, p. 107-112, 2004.
FERRARI, Márcio. Jean Piaget, o biólogo que colocou a aprendizagem no microscópio. Revista Nova Escola. 2008.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo. Paz e Terra (Coleção Leitura), 1996.
KRAMER, Sonia. O papel social da educação infantil. Revista textos do Brasil. Brasília, Ministério das Relações Exteriores, 1999.
LIBÂNEO, José Carlos. Integração entre Didática e Epistemologia das Disciplinas: uma via para a renovação dos conteúdos da didática. In: DALBEN, Angela et al. (Org.). Convergências e Tensões no Campo da Formação e do Trabalho Docente: didática, formação de professores, trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010a. p. 81-104.
MELLO, GUIOMAR NAMO DE. Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re)visão radical. São Paulo Perspec. São Paulo, v. 14, n. 1, p. 98-110, Mar. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010288392000000100012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 26 maio 2019.
MELLO, Miriam Moreira de. O lúdico e o processo de humanização. In: MARCELLINO, Nelson Carvalho (org.). Lúdico, educação e educação física. 2. ed. Ijui-RS: Unijui, 2003.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. 1992. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/12424596.pdf. Acesso em: 26 maio 2019.
OLIVEIRA, Ronilda Rodrigues da Silva. SILVA, Carmem Virgínia Moraes da. Praticas Pedagógicas na educação infantil: conhecimentos e contradições. UESB. Disponível em: <http://periodicos.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/viewFile/7444/7217>
Acesso em: 22 abr. 2019.
OLIVEIRA, I. A. R. Sociabilidade e direito no liberalismo nascente. Revista Lua Nova, n. 50, p. 160, 2000, v. II.
PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica Gather. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Artmed Editora, 2009.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, v. 22, n. 2, p. 72-89, 1996.
RAU, M. C. T. D. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Curitiba: Ibpex, 2007.
SANTOS, Santa Marli Pires dos. O brincar na escola: Metodologia Lúdicovivencial, coletâneas de jogos, brinquedos e dinâmicas. 2 ed. Petrópolis, RJ:Vozes, 2011.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2008. (Educação contemporânea). 174 p.
VIGOTSKI, Lev Semenivich. A formação social da mente. 7 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
VIGOTSKI, Lev Semenivich et al. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11 ed. São Paulo: Ícone, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
LICENÇA: Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).