Made in Chine 2025
passaporte para o estágio intensivo do capitalismo?
Palavras-chave:
China, Desenvolvimento, Geopolítia, TecnologiaResumo
O desenvolvimento social e econômico não é algo linear como é ensinado nos cursos de economia, é parte da dinâmica política e social das nações. O sistema capitalista, nos países centrais, passou pelos estágios extensivo e intensivo, com mudanças no processo de acumulação e no padrão de vida da classe trabalhadora. Esse processo de troca de estágio capitalista não é algo simples, envolve o desenvolvimento das forças produtivas no estágio mais avançado. Esse texto analisa a história recente da China a partir da publicação do documento Made In China 2025, em que esse país busca se alçar ao nível dos países mais desenvolvidos, através da passagem do estágio extensivo para o intensivo do capitalismo. Isso tem implicações geopolíticas, cuja reação mais visível foi a dos Estados Unidos, que teme uma China soberana e desenvolvida, que ameace o seu status quo de potência imperial.
Referências
CHANG, Ha-Joong. Chutando a Escada, a Estratégia do Desenvolvimento em Perspectiva Histórica. São Paulo: Unesp, 2004.
DEÁK, Csaba. Em Busca das Categorias da Produção do Espaço. São Paulo: AnnaBlume, 2016.
DRUCK, Graça. A teoria da regulação transforma-se em “técnica da regulação” em tempos neoliberais. Revista Brasileira de Ciências Sociais, Vol. 20, n. 57, São Paulo, 2005.
ENGDAHL, F. William. Why West Fears “Made in China:2025”. Disponível em: http://www.williamengdahl.com/englishNEO3Aug2018.php. Acesso em: 03 ago 2018.
_________________ Washington Has Lured EU into Anti- China Trade Front. Disponível em: http://www.williamengdahl.com/englishNEO10Aug2018.php Acesso em: 03 ago 2018.
GOVERNO DA CHINA. Made in China 2025. Disponível em: http://www.cittadellascienza.it/cina/wp-content/uploads/2017/02/IoT-ONE-Made-in-China-2025.pdf Acesso em: 03 ago 2018.
KISSINGER, Henry. Sobre a China. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
LIST, Friedrich. Sistema Nacional de Economia Política. São Paulo: Abril, 1983. (Coleção os Economistas)
SOUZA FILHO, Henrique de Souza. Henfil na China (Antes da Coca-Cola). São Paulo: Record, 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
LICENÇA: Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).