Gestão do Conhecimento no desenvolvimento do capital humano para as organizações

Autores

  • Andreia de Bem Machado
  • Rinaldo Aparecido Nunes

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Capital Humano, Organizações

Resumo

Na sociedade do século XXI é caracterizada pela mudança nas organizações, no que se refere ao conhecimento que passou a ser fator importante dentro das organizações. Sendo assim o desenvolvimento do capital humano atrelado a gestão do conhecimento caracterizaram-se pela importância das pessoas e do conhecimento nas organizações. O objetivo desse artigo é avaliar através da revisão sistemática a gestão do conhecimento no desenvolvimento do capital humano para as organizações. Para tanto, realizou-se a análise bibliométrica a partir de uma busca sistemática na base de dados Scopus. Como resultado, identificou-se que a pesquisa emerge no campo Negócios, Gestão e Contabilidade, Ciências Sociais, Medicina, Engenharia, Ciência da Computação, Ciências da decisão, Economia, Econometria e Finanças, Ciência Ambiental, Enfermagem, Psicologia, Artes e Humanidades, Ciências Agrárias e Biológicas, Bioquímica, Genética e Biologia Molecular, Ciências da Terra e Planetárias, Profissões da Saúde, Ciência dos Materiais, Multidisciplinar, Farmacologia, Toxicologia e Farmacêutica, Matemática, Engenharia Química, Química e Energia.

Referências

ARAÚJO, Ulisses F. A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão social. Educação Temática Digital. v. 12, n 3, Campinas jan./abr. p. 31-48, 2011.

BAKER, Judy et al. Open textbook proof-of-concept via connexions. International Review of Research In Open And Distance Learning, Canadá, v. 5, n. 10, p.1-13, 01 nov. 2009. Mensal.

BOTHA, A.; KOURIE, D.; SNYMAN, R. Coping with continuous change in the business environment, knowledge management and knowledge management technology. [s. l.]: Chandice Publishing, 2008

BROWN, A.; SODERSTROM, E. Start-up and equity primer. Yale: Association of University Technology Managers Publication, 2002.

BROWN, J. S.; DUGUID, P. Organizing knowledge. California Management Review, n. 40(3), 1998.

______. Invention, innovation & organization. Organization Science, v. 2, n. 1, 1998, p. 40-57.

BROWN, J. S.; COLLINS, A.; DUGUID, P. Situated cognition and the culture of learning. Educational Researcher, n. 18 (1), 1989, p. 32-42.

CYRINO, E. G., TORALLES-PEREIRA, M.L. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad. Saúde Pública, 2004; v. 20, n. 3), p. 780-788.

DEELMAN, Annechien; HOEBERIGS, Babet. A ABP no contexto da Universidade de Maastricht. In: ARAÚJO, Ulisses F. SASTRE, Genoveva (Orgs.). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. 2 ed. São Paulo: Summus, 2009.

MACHADO, Andreia de Bem. Habitat de Inovação: Construção do Conhecimento em incubadoras. 2018. Tese de Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento.

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.

O’DELL, C.; GRAYSON, C. J. If only we knew what we know: identification and transfer of internal best practices. [s. n.], n. 40/3, 1998, p. 154-174.

O’LEARY, Z. The essential guide to doing research. Londres: Sage Publications, 1998.

NONAKA, I. A dynamic theory of organisational knowledge creation. Organisational Science, n. 5(1), 1994, p. 14-37.

______. Gestão do conhecimento. Trad. Ana Thorell. Porto Alegre: Bookman, 2008.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. The knowledge creating company. Nova Iorque: Oxford University Press, 1995. 301 p.

______. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campos, 1997.

NONAKA, I.; TOYAMA, R.; KONNO, N. SECI, Ba and leadership: a unified model of dynamic knowledge creation. Long Range Planning, v. 33(1), fev. 2000, p. 5-34. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0024630199001156>. Acesso em: 8 de out. 2016.

SANTOS, R. N. M.; KOBASHI, N. Y. Bibliometria, cientometria, infometria: conceitos e aplicações. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 155-172, 2009. Disponível em: <http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/viewArticle/21>. Acesso em: 12 maio 2017.

TRENTIN, G. Telematics and on-line teacher training: the POLARIS Project. Journal Of Computer: Assisted Learning. Genova, p. 261-270. 10 jan. 1997. Disponível em: <http://luigi-nt.itd.cnr.it/Share. Acesso em: 12 maio 2017.

WELLMAN, J. L. Organizational learning. [s. l.]: Palgrave MacMillian 2009. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1057/9780230621541>. Acesso em: 12 maio 2017.

Downloads

Publicado

2021-07-16

Como Citar

Machado, A. de B., & Nunes, R. A. . (2021). Gestão do Conhecimento no desenvolvimento do capital humano para as organizações. Revista Tecnológica Da UniFatec-PR, 10(1). Recuperado de https://chamadosfatecpr.com.br/revista/index.php/fatec/article/view/24