Inclusão Digital
novas tecnologias
Palavras-chave:
Aprendizagem, Tecnologias, EnsinoResumo
O presente trabalho de pesquisa teve a finalidade de discutir acerca do uso de novas tecnologias nas séries iniciais, tendo em vista a relevância desse assunto, pois as tecnologias fazem parte da vida cotidiana da maioria da população. As tecnologias têm transformado a sociedade e consequentemente o ensino. O século XXI trouxe importantes mudanças em relação ao uso de celulares, tablets, computadores, jogos digitais e muitos outros recursos que é cada vez mais frequente na nossa sociedade e a escola precisa se adequar a essa realidade, visto que, os alunos são partes integrantes dessa sociedade. Diante desse novo momento educacional, a escola deve entender de uma vez por todas que aprender implica ser capaz de lidar com todas essas transformações, entre elas, todo o aparato tecnológico que move a sociedade dos mais variados modos. As ferramentas tecnológicas são instrumentos que favorecem o trabalho pedagógico dos professores e ao mesmo tempo desenvolvem habilidades e competências que possibilitaram aos alunos sua inserção social.
Referências
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário Aurélio. Curitiba: Positivo, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CARRETTS, Nara Denise Farias. Uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) nos anos inicias do ensino fundamental e os seus desafios na gestão escolar. (2013). Disponível em https://repositorio.ufsm.br/handle/1/518. Acesso em: 25 set 2020.
DAMASCENO, José Alves; BRITO, Glaucia da Silva. O uso das TICs nas aulas de história e estratégias para inclusão digital dos professores. Programa de desenvolvimento Educacional, (2009). Disponível em: http://www. diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1414-8. pdf. Acesso em: 23 nov 2020.
DINIZ, Sirley Nogueira de Faria et al (2001). O uso das novas tecnologias em sala de aula. Disponível em http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81758. Acesso em: 10 nov 2020.
GUERREIRO, Jackeline Rodrigues Gonçalves; BATTINI, Okçana. Novas Tecnologias na Educação Básica: desafios ou possibilidades. Disponível em: https://docplayer.com.br/10544071-Novas-tecnologias-na-educacao-basica-desafios-ou-possibilidades.html. Acesso em: 02 dez 2020.
RAMOS, Patrícia Edi. O professor frente as novas tecnologias de informação e comunicação. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/as-tecnologias-informacao-comunicacao-tics-no-contexto-escolar.htm Acesso em: 02 dez 2020.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Autores Associados, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
LICENÇA: Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).