Geração Z no mercado de trabalho de Curitiba

Autores

  • Aline Braga Gallina Bacharelado em Psicologia
  • Ana Carla Antunes Coutinho Rosa Bacharelado em Psicologia
  • Amanda Vitor da Cruz Bacharelado em Psicologia
  • Amanda Lauton de Lima Bacharelado em Psicologia
  • Emily Cardoso Souza Dancini Bacharelado em Psicologia
  • Itacir Julio Aparecido Massaneiro Bacharelado em Psicologia
  • Larissa Caroline da Silva Almeida Torreani Bacharelado em Psicologia
  • Patricia Ribeiro dos Santos Bacharelado em Psicologia
  • Pablo Cuñado Centro Universitário de Tecnologia de Curitiba - Unifatec

Palavras-chave:

Ambiente de trabalho, Tecnologia, Geração Z

Resumo

A geração Z, representada pelas pessoas nascidas entre 1990–2010, são indivíduos que não se intimidam com os atributos tecnológicos, os quais segregam avanços consideráveis durante este período. Por meio de uma pesquisa de campo, em que se buscou analisar as dificuldades encontradas por esta geração em pauta ao entrar no mercado de trabalho, bem como a comparação realizada dentro desta perspectiva para outras gerações. O que se pôde observar é que pessoas dessa geração tendem a enfrentar a realidade de forma mais fluida e impaciente, observando que isso se dá devido à evolução crescente da internet que amplia as possibilidades  do usuário que vai desde a escolha do almoço até qual curso de graduação. Observou-se também que essa geração é mais política, social e ecologicamente preocupada. E apesar de terem menos convívio pessoal e mais amizades nas redes sociais, essa geração se preocupa mais com o lado afetivo.

Referências

BITENCOURT, Claudia. A Gestão de Competências Gerenciais e a contribuição da aprendizagem organizacional - a experiência de três empresas australianas. RAM. Revista de Administração Mackenzie, vol. 3, núm. 1, 2002, p. 136-157. Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo, Brasil Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=195418095008. Acesso em: 31 mar. 2020.

FREITAS, Adriana de, et al. Do antigo ao novo: Geração Baby Boomers, geração x, geração y, geração z seus conflitos nas organizações. Revista de trabalhos acadêmicos – Juiz de Fora 1 (7), 2018.

LOPES, Fernando J. et al. Estudo Comportamental da Geração Z nas Empresas de Tecnologia da Informação do Brasil. Faculdade Augusto Guzzo. Revista Acadêmica 1 (18), 237-254, 2016.

OLIVEIRA, Gustavo M. Geração Z: uma nova forma de sociedade. Rio Grande do Sul, 2012. Disponível em: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/661. Acesso em: 31 mar. 2020.

PATRIOTA, Maria Eduarda de Proença Rosa. O impacto da tecnologia móvel no relacionamento interpessoal da Geração Z. Brasília: UNICEUB, 2015. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6981. Acesso em: 06 jun. 2020.

AUTORES, Formulário utilizado para a pesquisa. Disponível em: https://docs.google.com/forms/d/1wbzVI2oX7pv_pwsL3MckJqoc46F0D1yDausmMXbcTyQ/edit?ts=5ec495c0#question=718170054&field=544407435. Acesso em: 05 mar. 2021.

Downloads

Publicado

2022-05-13

Como Citar

Gallina, A. B., Rosa, A. C. A. C. ., Cruz, A. V. da, Lima, A. L. de, Dancini, E. C. S., Massaneiro, I. J. A., Torreani, L. C. da S. A., Santos, P. R. dos, & Cuñado, P. . (2022). Geração Z no mercado de trabalho de Curitiba. Revista Tecnológica Da UniFatec-PR, 12(1). Recuperado de http://chamadosfatecpr.com.br/revista/index.php/fatec/article/view/59