Estudo da viabilidade do uso de SUDS (Sistemas Urbanos de Drenagem Sustentável) no controle de enchentes em São José dos Pinhais – PR

Autores

  • Aline Luiza Sens Silva Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo
  • Allisson Emilliano Viana Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo
  • Bruno Barros de Almeida Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo
  • Jéssica Medeiros da Silva Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo
  • João Henrique dos Santos Chaves Lima Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo
  • Vinicius Pereira Diolino Bacharelado em Administração
  • Tonny George Gurski Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo
  • Pablo Cuñado Centro Universitário de Tecnologia de Curitiba - Unifatec

Palavras-chave:

Enchentes, sistemas de drenagem, Sustentabilidade

Resumo

Segundo o Plano Diretor de Drenagem Urbana de Curitiba (2012), a urbanização não controlada e o excesso de obras impermeabilizantes reduzem a capacidade de infiltração da água no solo e consequentemente aumentam o seu escoamento superficial. Para se evitar tais problemas, o sistema de drenagem também está relacionado com o controle de escoamentos dos cursos d’água, erosões e assoreamento, bem como alguns aspectos de natureza legal e institucional como o uso e ocupação do solo, parcelamento do solo e áreas de preservação permanente. Por meio deste trabalho foi possível afirmar que as técnicas de SUDS são viáveis e possuem um grande potencial para uma solução sustentável dos problemas relatados, como a utilização de pavimentos permeáveis nas vias dos bairros afetados e a implantação de jardins de chuva, que além de auxiliarem na drenagem do escoamento superficial, contribuem com o paisagismo local e, consequentemente, com o bem estar dos habitantes.

Referências

CSPR – PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. Plano municipal de saneamento básico de São José dos Pinhais/PR – Versão final. Volume IV, 2016.

LOURENÇO, R. Sistemas Urbanos de Drenagem Sustentáveis. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil). Universidade de Coimbra. 2014.

MORAES, D. F. C. Drenagem Urbana Sustentável: Projeto de Intervenção para o Córrego do Sapo, Rio Verde-GO. 2018.

POMPÊO, C. A. Drenagem urbana sustentável. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 5, n. 1, p. 15-23, 2000.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA. Plano Diretor de Drenagem Urbana de Curitiba – Manual de Drenagem. Volume IV, 2012.

SOUZA, C. F. S.; CRUZ, M. A. S.; TUCCI, C. E. M. Desenvolvimento Urbano de Baixo Impacto: Planejamento e Tecnologias Verdes para a Sustentabilidade das Águas Urbanas. RBRH – Revista Brasileira de Recursos Hídricos, Volume 17, n.2 -, 9-18, 2012.

TUCCI, C. E. M. Água no meio urbano. Livro água doce, p. 1-40, 1997.

TUCCI, C. E. M. Águas Urbanas. Estudos avançados 22 (63), 2008.

Downloads

Publicado

2022-05-13

Como Citar

Silva, A. L. S., Viana, A. E., Almeida, B. B. de, Silva, J. M. da, Lima, J. H. dos S. C., Diolino, V. P., Gurski , T. G., & Cuñado, P. . (2022). Estudo da viabilidade do uso de SUDS (Sistemas Urbanos de Drenagem Sustentável) no controle de enchentes em São José dos Pinhais – PR. Revista Tecnológica Da UniFatec-PR, 12(1). Recuperado de http://chamadosfatecpr.com.br/revista/index.php/fatec/article/view/58