Educação Feminina em debate

evolução educacional entre as décadas de 1910 e 2010 em Curitiba

Autores

  • Bianca Naomi Saito Faionatto
  • Marcela Aparecida Chicalski
  • Mayara Camilli Camargo da Silva
  • Mikaely Ponez
  • Kauana de Paula Domingues Grande

Palavras-chave:

Educação Feminina, Gênero, Historiografia, Currículo Escolar, Curitiba

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a evolução da educação feminina, tendo como recorte espacial a capital do estado do Paraná e recorte temporal as décadas de 1910 e 2010. Ao tratar o tema, busca-se evidenciar as dicotomias presentes em cada modelo educacional, bem como a análise crítica do papel feminino exercido em ambos os recortes temporais de acordo com o modelo de educação formal empreendido no período correspondente, concebendo e reconhecendo a escola como uma importante e atuante Instituição Social, visto que a evolução da figura feminina enquanto indivíduo social encontrou na educação um alicerce e parceiro necessário, os primeiros modelos educacionais encontrados na capital do estado do Paraná imprimiram na parcela feminina e abastada a fonte para os pretendidos manuais de civilidade, em contramão, a construção permitida durante o século XX, abriu a possibilidade de políticas públicas democráticas e críticas na construção de um currículo escolar com pretensões inclusivas e contra  discriminação de gênero, arquitetando então a possibilidade de uma educação emancipatória para a grande parcela de meninas e mulheres curitibanas. Pretende-se também a inserção ativa de temas de cunhos historiográficos no recorte científico da Educação. Os aspectos aqui tratados têm como fio condutor a relação entre os papeis sociais e a educação, especialmente na análise hermenêutica de fontes primárias compostas como manuais de ensino da primeira década estudada e currículos e políticas públicas na segunda. Sobretudo, procura-se estabelecer uma análise social dos caminhos seguidos a uma educação a serviço do autogoverno.

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Publicado

2021-07-16

Como Citar

Faionatto, B. N. S. ., Chicalski, M. A. ., Silva, M. C. C. da ., Ponez, M. ., & Grande, K. de P. D. . (2021). Educação Feminina em debate: evolução educacional entre as décadas de 1910 e 2010 em Curitiba. Revista Tecnológica Da UniFatec-PR, 11(1). Recuperado de http://chamadosfatecpr.com.br/revista/index.php/fatec/article/view/5