Assédio moral no ambiente corporativo

Autores

  • Luiz Henrique Ribas
  • Luciano Albino Ribeiro

Palavras-chave:

Assédio, Moral, Ambientes organizacionais

Resumo

O presente artigo tem como objetivo o estudo sobre o assédio moral em ambientes organizacionais, utilizando estudo de diversos autores especialistas neste tema, considerado cada vez mais habitual. Nas vigentes relações de trabalho, vem sendo comum, submeter o colaborador a diversas provocações, humilhações e perseguições, que causam um dano físico e psicológico na saúde do colaborador. O assédio moral pode ocorrer por tempo indeterminado, prolongando-se algumas vezes por anos, que vai ferindo silenciosamente o alvo, sendo invisíveis para outras pessoas que estão no mesmo local ou no mesmo setor da vítima. Como resultado, tem um ambiente de trabalho que oprime seus colaboradores, em critério da intensa ameaça sobre os mesmos, o que causa estresse, fragilidade em sua saúde física e mental, além de não atingirem metas ou níveis de produção esperado. A empresa também deve procurar meios para identificar, prevenir e repreender o assédio moral em seu ambiente. Trata-se de um tema que requer mais ênfase e atenção, uma vez que caracteriza grave ofensa ao princípio da dignidade do ser humano, assim como, causa danos, os quais podem ser irreversíveis, relacionados a saúde da vítima, visto que age diretamente sobre os direitos de personalidade e comportamento do trabalhador, em razão do caráter agressivo e humilhante.

Referências

ALKIMIN, Maria Aparecida. Assédio moral na relação de trabalho. 2. ed. Curitiba: Juruá, 2008.

AÇÕES Pedindo Assédio Moral Despencam na Justiça Do Trabalho De São Paulo, Conjur, Disponível em: <https://www.conjur.com.br/2019-jan-25/acoes-pedindo-assedio-moral-despencam-justica-trabalho-sp>. Acesso em: 13 set 2019.

ASSÉDIO Moral no Ambiente de Trabalho, Jus, Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/67535/assedio-moral-no-ambiente-de-trabalho>.

Acesso em: 13 set 2019.

ASSÉDIO Moral no Brasil, Correio Braziliense, Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2019/05/06/interna-brasil,753261/casos-de-assedio-moral-crescem-no-brasil.shtml>. Acesso em: 05 jun 2019.

ASSÉDIO Moral pode ser Intensificado com a Reforma Trabalhista, Ministério Público do Trabalho. Disponível em: <https://mpt.mp.br/pgt/noticias/assedio-moral-pode-ser-intensificado-com-a-reforma-trabalhista>. Acesso em: 13 set 2019.

EGE, Harald. Mobbing in Italia. Bologna: Pitagora Editrice, 1997.

FONSECA, Ricardo Tadeu Marques. Saúde mental para e pelo trabalho. São Paulo: LTr, 2003.

GUEDES, Marcia Neves. Terror Psicológico no Trabalho. São Paulo: LTr, 2003.

HEAMES, Joyce; HARVEY, Michael (2006). Bullying no local de trabalho: uma avaliação de nível cruzado. Decisão de gestão, v. 44, ISS 9, p. 1214-1230.

HIRIGOYEN, Marie-France (2002). Mal-estar no trabalho: redefinindo o assédio moral. São Paulo: Bertrand do Brasil.

HIRIGOYEN, Marie-France (2008). Assédio Moral: a violência perversa do cotidiano. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

LEYMANN, Heinz (1986). Desenvolvimento de Assédio Moral no Trabalho. Psicologia Organizacional, 1996.

MELO, Sandro Nahmias. Meio ambiente do trabalho: direito fundamental. São Paulo: LTr, 2001.

MENDONÇA, Martha Halfeld Furtado. O assédio moral no direito do trabalho. Revista de Direito do Trabalho, São Paulo 2001.

SANTOS, Luciany Michelli Pereira. O dano à integridade psíquica e moral decorrente de assédio moral e violência perversa nas relações cotidianas. Revista de Ciências Jurídicas, Maringá, v.1, n.1, 2003.

Downloads

Publicado

2021-07-16

Como Citar

Ribas, L. H. ., & Ribeiro, L. A. . (2021). Assédio moral no ambiente corporativo. Revista Tecnológica Da UniFatec-PR, 3(Edição Especial). Recuperado de http://chamadosfatecpr.com.br/revista/index.php/fatec/article/view/46