Inclusão digital de alunos especiais no ensino superior

Autores

  • Andréia Zanette
  • Priscila Aline Cardoso

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva, Ensino Superior, Deficiência, Inclusão Social, Inclusão digital

Resumo

Neste artigo, foi discutido sobre as variedades de deficiências a serem introduzidas no processo de inclusão digital. A inclusão digital se dá não somente na universidade, mas também no trabalho e sociedade assim o estudo teve como objetivo mostrar a realidade da adapatação e apropriação dos recursos da Tecnologia Assistiva em relação a sujeitos com deficiência de vários tipos. Estudantes deficientes se formando em universidade de medicina ainda é pouco e 'escutar' menos que os outros no caso de um estudante de medicina é um motivo de não se especializar em cardiologia, pneumologia e afins. Nos Estados Unidos já tem a Associação de Profissionais Médicos com Perda Auditiva (AMPHL), que apóia rede de pessoas com deficiência auditiva a atuarem na área de saúde. Temos a questão da estrutura que depende de apoio da política da universidade junto com o governo para promover o uso de piso podo-tátil, facilitando o deslocamento dentro e fora dos prédios para deficientes visuais como é o caso da UTFPR que já consta desta acessibilidade, mas não em todas as unidades. Aqui em Curitiba na UFPR no campus do Centro Politécnico possui o sistema de biblioteca (SiBi) oferecendo demanda de usuários com deficiência obedecendo a legislação vigente ABNT NBR9050. Abordamos as principais característica de uma universidade que se preocupa com a circulação e socialização de seu aluno deficiente, assim dando a oportunidade de autonomia, agora também é preciso promover a contratação dessas pessoas para que tenham seus direitos de cidadão.

Referências

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Publicado

2021-07-16

Como Citar

Zanette, A. ., & Cardoso, P. A. . (2021). Inclusão digital de alunos especiais no ensino superior. Revista Tecnológica Da UniFatec-PR, 2(Edição Especial). Recuperado de http://chamadosfatecpr.com.br/revista/index.php/fatec/article/view/43