Falhas de comunicação dentro das organizações

Autores

  • Anieli Moreira Francisco
  • Jéssica de Souza Barbosa
  • Camila Puhl

Palavras-chave:

Falhas, Organização, Insatisfação

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar as falhas no processo de comunicação na administração de vendas. Para tanto, foram feitas pesquisas bibliográficas com aplicação de questionário on-line para os entrevistados, para identificar estas falhas. Contudo, esta pesquisa reforça a visão de que qualquer organização necessita de um bom relacionamento, independente de ser uma empresa de grande ou pequeno porte, pois sem isto, o processo acaba finalizado de maneira errônea. Deste modo, observa-se nos resultados o mapeamento do fluxograma, para o controle de saídas de cada processo, onde permite visualizar os problemas de cada etapa. Com base no estudo levantado, conclui-se que a maior parte da insatisfação se refere a falhas no processo de comunicação, problemas internos entre os colaboradores, atraso nas entregas, insatisfação dos clientes e problemas interpessoais.

Referências

ARCOVERDE, Letícia. Comunicação ruim torna o trabalho mais estressante, dizem funcionários. Valor Globo, 12 abr. 2019. Disponível em:

<https://valor.globo.com/carreira/recursos-humanos/noticia/2019/04/12/comunicacao-ruim-torna-o-trabalho-mais-estressante- dizem-funcionarios.ghtml>. Acesso em: 23 jun. 2020.

BERLO, David K. O processo de comunicação. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial. RJ: Mauad Editora, 1995.

BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. 22.ed. São Paulo: Ática, 2006.

DICIONÁRIO. Etimológico, Origem da palavra comunicação. Dicionário Etimológico. Disponível em: <https://origemdapalavra.com.br/pergunta/comunicacao-2/>. Acesso em: 5 jun. 2020.

FIORELLI, José Osmir. Psicologia para Administradores: Integrando teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2001.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MATOS, Gustavo Gomes de. Comunicação Empresarial Sem Complicação: como facilitar a comunicação na empresa, pela via da cultura e do diálogo. São Paulo: Manole, 2009.

PROCCHNOW, Franci Daniele; LEITE. Magda Lauri Gomes; PILATTI, Luiz Alberto. Motivos causadores de falhas de cominicação dentro das empresas. XII SIMPEP - Bauru, SP, 7-9 nov. 2005. Disponível em: <https://docplayer.com.br/10442879- Motivos-causadores-de-falhas-de-comunicacao-dentro-das-empresas.html>. Acesso em: 1 jun. 2020.

SESI. Comunicação no foco organizacional: apostila curso a distância. Serviço Social da Indústria, Departamento Regional de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Educação: Campo Grande-MS, 2002. Disponível em:

<https://www.passeidireto.com/arquivo/56312796/sesi-es-comunicacao-no-foco- organizacional-860-0>. Acesso em: 10 jun. 2020.

Downloads

Publicado

2021-07-16

Como Citar

Francisco, A. M. ., Barbosa, . J. de S., & Puhl, . C. (2021). Falhas de comunicação dentro das organizações. Revista Tecnológica Da UniFatec-PR, 11(1). Recuperado de http://chamadosfatecpr.com.br/revista/index.php/fatec/article/view/3