A viabilidade da implantação da sustentabilidade nas casas populares brasileiras

Autores

  • Francielly P. de Souza
  • Lissa M. França
  • Miriã F. Seabra
  • Renan Donato
  • Yukie Hayashida

Palavras-chave:

Projetos sustentáveis, Construção, Casas populares, Sustentabilidade

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa pautado na sustentabilidade das casas populares brasileiras. Durante o processo dessa pesquisa foi observado que a importância dessa implantação nas construções contribuirá em peso para o meio ambiente e a economia do país, sendo esses dois problemas enfrentados no Brasil e no mundo. Observa que a construção não sustentável consome cerca de 75% dos recursos naturais, e 44% da energia produzida no país, e é o setor responsável por 40% de todo o resíduo produzido pela atividade humana. O apontamento desses dados mostra mais uma vez a importância de incorporar práticas que garantirá maior durabilidade e menor consumo energético. Mesmo estando em quarto lugar entre os países com mais projetos sustentáveis certificados, o Brasil encontra-se com apenas 461 projetos, levando em consideração o número de construções realizadas todo ano e o tamanho do país, o número de projetos sustentáveis fica a desejar.

Referências

BALDESSAR, S. N. Telhado verde e sua contribuição na redução da vazão da água pluvial escoada. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado em Construção Civil) Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.

BARROS, M. C.; BASTOS, N. F. Edificações Sustentáveis e Certificações Ambientais

– Análise do Selo Qualiverde. Monografia (Graduação em Engenharia Ambiental). Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. 2015.

CARTILHA CASA SUSTENTÁVEL. Revista Sengeba. Disponível em:

<http://sengeba.org.br/wp-content/uploads/2014/04/21-08-2012_construcao_Sustent>. Acesso em out. 2018.

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL: BENEFÍCIOS E DESAFIOS. Disponível em:

<http://revistapensar.com.br/engenharia/pasta_upload/artigos/a149.pdf>. Acesso em out. 2018.

CORRÊA, L.R. Sustentabilidade na construção civil. UFMG, disponível em:

<http://www.especializacaocivil.demc.ufmg.br/trabalhos/pg1/Sustentabilidade%20na

%20Constru%E7%E3o%20CivilL.pdf>. Acesso em set. 2018

EREIRA, A. C. Sustentabilidade, responsabilidade social e meio ambiente. São Paulo, 2012.

Espaço Urbano E Meio Ambiente: Construção De Um Ideal De Cidade Verde. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/? code=vtls000211224> Acesso em set. 2018.

MOTTA, J. C. et al. Tijolo de Solo-Cimento: Análise das Características Físicas e Viabilidade Econômica de Técnicas Construtivas Sustentáveis. 2014. Disponível em: http://revistas.unibh.br/index.php/dcet/article/view/1038/665. Acesso em set. 2018.

ORIGENS da habitação social no Brasil. Disponível em:

<http://www.utfpr.edu.br/curitiba/estruturauniversitaria/diretorias/dirppg/grupos/tema/14 constru_sustent_consideracoes.pdf>

RIBEIRO, E. M. A política de habitação popular no Brasil em tempos de Globalização neoliberal. São Luís: UFMA, 2007.

Downloads

Publicado

2021-07-16

Como Citar

P. de Souza, F. ., M. França, L. ., F. Seabra, M. ., Donato, R. ., & Hayashida, Y. . (2021). A viabilidade da implantação da sustentabilidade nas casas populares brasileiras. Revista Tecnológica Da UniFatec-PR, 10(1). Recuperado de http://chamadosfatecpr.com.br/revista/index.php/fatec/article/view/19