Inclusão Digital

novas tecnologias

Autores

  • Luiz Ricardo Mangili
  • Rodrigo Medeiros Ribeiro

Palavras-chave:

Aprendizagem, Tecnologias, Ensino

Resumo

O presente trabalho de pesquisa teve a finalidade de discutir acerca do uso de novas tecnologias nas séries iniciais, tendo em vista a relevância desse assunto, pois as tecnologias fazem parte da vida cotidiana da maioria da população. As tecnologias têm transformado a sociedade e consequentemente o ensino. O século XXI trouxe importantes mudanças em relação ao uso de celulares, tablets, computadores, jogos digitais e muitos outros recursos que é cada vez mais frequente na nossa sociedade e a escola precisa se adequar a essa realidade, visto que, os alunos são partes integrantes dessa sociedade. Diante desse novo momento educacional, a escola deve entender de uma vez por todas que aprender implica ser capaz de lidar com todas essas transformações, entre elas, todo o aparato tecnológico que move a sociedade dos mais variados modos. As ferramentas tecnológicas são instrumentos que favorecem o trabalho pedagógico dos professores e ao mesmo tempo desenvolvem habilidades e competências que possibilitaram aos alunos sua inserção social.

Referências

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário Aurélio. Curitiba: Positivo, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CARRETTS, Nara Denise Farias. Uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) nos anos inicias do ensino fundamental e os seus desafios na gestão escolar. (2013). Disponível em https://repositorio.ufsm.br/handle/1/518. Acesso em: 25 set 2020.

DAMASCENO, José Alves; BRITO, Glaucia da Silva. O uso das TICs nas aulas de história e estratégias para inclusão digital dos professores. Programa de desenvolvimento Educacional, (2009). Disponível em: http://www. diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1414-8. pdf. Acesso em: 23 nov 2020.

DINIZ, Sirley Nogueira de Faria et al (2001). O uso das novas tecnologias em sala de aula. Disponível em http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81758. Acesso em: 10 nov 2020.

GUERREIRO, Jackeline Rodrigues Gonçalves; BATTINI, Okçana. Novas Tecnologias na Educação Básica: desafios ou possibilidades. Disponível em: https://docplayer.com.br/10544071-Novas-tecnologias-na-educacao-basica-desafios-ou-possibilidades.html. Acesso em: 02 dez 2020.

RAMOS, Patrícia Edi. O professor frente as novas tecnologias de informação e comunicação. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/as-tecnologias-informacao-comunicacao-tics-no-contexto-escolar.htm Acesso em: 02 dez 2020.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Autores Associados, 2019.

Downloads

Publicado

2021-07-16

Como Citar

Mangili, L. R., & Ribeiro, R. M. (2021). Inclusão Digital: novas tecnologias. Revista Tecnológica Da UniFatec-PR, 2(Edição Especial). Recuperado de http://chamadosfatecpr.com.br/revista/index.php/fatec/article/view/18